Image: kongsky / FreeDigitalPhotos.net
Conta a lenda que, há muito, muito tempo, viviam quatro Dragões no mar Oriental da China. Eles eram: o Dragão Negro, o Dragão Comprido, o Dragão Pérola e o Dragão Amarelo. Um dia eles repararam numa multidão que queimava incenso, oferecia comida e orava ao Imperador Jade para que lhes enviasse chuva, porque há muito tempo que não chovia e os frutos da terra estavam a morrer.
O Dragão Comprido sugeriu aos outros Dragões que fossem ao encontro do Imperador pedir-lhe que mandasse chuva. Assim foi, eles foram ter com o Imperador, que concordou em ajudar as pessoas. Mas dez dias se passaram e não havia sinal de chuva e as pessoas estavam a passar fome. O Dragão Comprido teve então uma ideia e sugeriu aos outros que recolhessem água do mar para regar a terra. Os Dragões concordaram e regaram a terra. Mas o Deus do Mar descobriu e furioso, foi ter com o Imperador para que mandasse prender os Dragões. O Imperador ordenou ao Deus da Montanha que prendesse os Dragões.
Os Dragões decidiram que, para continuar a fazer bem à humanidade, eles teriam que se transformar em rios, desse modo os seres humanos teriam sempre água.
Os Dragões tornaram-se então nos quatro rios da China: o Heilongjian (Dragão Negro), o Changjiang (Dragão Comprido), o Zhujiang (Dragão Pérola) e o Huangue (Dragão Amarelo).